Aproveitando as faltas : Esperança
Esperança e Expectativa
Sabemos que não podemos "desanimar" após as quedas,porém,como devemos reagir,em que devemos nos apegar?
1. O grande problema após a queda é a ansiedade.Ela influi para tornar o futuro presente e o pior possível,assim não podemos cair na armadilha das falsas expectativas,fantasiosas expectativas,mas nos apegar na "Esperança"
2. Na esperança não há desespero,pois ela é a âncora da fé e vence esse inimigo mortal após a queda: o desespero.( não esperança),que é pior que a presunção da inocência após a queda.
Em nossa cegueira e falta de discernimento,esquecemo-nos que a esperança é precedida da tribulação,da experiencia,da paciência ( Romanos 5:3-5 "nos gloriamos nas tribulações, porque aprendemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança produz um caráter aprovado; e o caráter aprovado produz confiança. E a confiança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele mesmo nos outorgou."
Como comentamos no post anterior:a esperança é uma forte cadeia que vem do céu e sustenta a nossa alma,presos a ela podemos atingir sublimes alturas,sendo libertos dos vendavais.Ela nos leva a viver um alto nível de vida.
Sem ele,estamos largados nos abismos dos males da vida.Satanás sabe disso,logo trabalha para que a culpa seja peso e roube a esperança,gerando o desespero pesados como chumbo,que nos joga nos vendavais e consequentemente nos abismos da vida.
As quedas não reparadas,em alguém sem esperança,são as causas dos escândalos na Igreja e que fazem os céus chorarem,Ao invés de desespero tivesse tido um arrependimento esperançoso,nada estaria perdido.Ele gera na alma do caído,um desespero em uma queda que não passou de algo normal na vida do ser humano imperfeito e de natureza pecaminosa,mas ele lança o mesmo desespero lançado em Caim ( Gênesis 4:13 “Meu castigo é maior do que posso suportar.).Satanás apossa-se da alma de Caim,dirigindo-a e precipitando-a para onde bem quer ( Efésios 2:2 nos quais andastes no passado, conforme o curso deste sistema mundial, de acordo com o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.)
Comunica à alma as 2 mais diabólicas disposições:
1. Aversão a deus por causa do pecado
2. Receio de deus pelo desespero
Essas ações não vêem apenas após as faltas graves,isso seria inocência.Dela,a mentira, faz satanás a arma mais terrível como habilmente dissimulada para combater vidas virtuosos,antes e após rápidas e leves quedas.Quando não as leva ao desespero,leva-as a paralisia no caminho do bem,desconcertando-as,provocando distenções com seus fortes laços,fazendo decair o fervor,mergulhando-as na melancolia e relaxamento.Aí não mais we cuida em reparar as faltas,gerando a tibieza(abatimento)e estragos irreparaveis.
As nossas faltas diárias,fornecem a satanás legalidades (brechas) para guerrear contra a esperança e com seu espirito infernal,se preciso for transforma-se até em "anjo de luz"(2 Corintios 11:14).Trabalho fácil pra ele diante das nossas infidelidades sem número e incessantes solicitações à misericórdia divina,das nossas ingratidões aos benefícios divinos e defecções às resoluções tomadas.
Ele prega que deus está cansado do tanto que abusamos dela,e nos incentiva a dizer a Deus que nos abandone,pois deus está coberto de razões.Que eu sou um prejuízo ao reino com meus esforços estéreis em atingir um nível de santidade (Salmo 12:2-3).
Satanás se alegra não pelas nossas faltas,mas por nosso desespero e abatimento,que vem acompanhando a desconfiança.Nada nos afasta tanto de Deus do que o abatimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário